As inscrições para as Conferências e oficinas superaram as expectativas, passando de mil pessoas pré-inscritas e, ainda nesta manhã, novas inscrições estavam sendo feitas.
A abertura do evento ficou por conta da Orquestra Vila Lobos, formada por crianças e adolescentes da Escola Municipal Vila Lobos, de Porto Alegre que foi aplaudida de pé ao final de sua apresentação.

Orquestra Vila Lobos
Dando início aos trabalhos, deram boas vindas ao público presente o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Alexandre e o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Dr. Marcelo Dornelles.

Marcelo Dorneles Amp/RS

Carlos Alexandre reitor da URFGS
O presidente da AMP/RS fez um breve histórico das ações da Entidade desde maio de 2009 até hoje em relação ao enfrentamento do crack no Estado. Em sua fala, enfatizou a necessidade do trabalho em rede para oferecer diferentes opções e possibilidades já que as causas para o consumo e tráfico de drogas são multifatoriais. Através de um vídeo institucional, foi possível relembrar o lançamento da Campanha Crack: Ignorar é o seu vício, onde o Rapper MV Bill foi o palestrante e as diversas ações realizadas nos municípios que também contaram com as palestras de Manoel Soares da CUFA RS.

Mesa de abertura
A conferência de abertura foi com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que relatou as experiências do Mutirão Carcerário, fazendo a revisão de mais de cem mil processos em todo o Brasil. Sobre o crack, ele comentou que devemos rever o sistema de simples repressão no combate e adotar uma visão global do problema que é complexo.

Ministro Gilmar Mendes
Para fechar os trabalhos da manhã, o painel de prevenção trouxe as experiências do Grupo RBS na Campanha Crack Nem Pensar, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina que está na sua segunda fase no ano de 2010. Segundo Alceu Nascimento, Gerente Executivo da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, todas as ações da Fundação bem como do Grupo RBS tem continuidade e comprometimento no sentido de contribuir na formação de conhecimento das comunidades.

Alceu Nascimento, FMSS
Também dentro do painel de prevenção, o jornalista Fernando Rossetti do canal Futura, falou da visão da mídia e imaginário social. Como a mídia cobre o campo sócio-ambiental, lembrando o papel da comunicação de ser ética em suas colocações e abordagens em relação ao direito e construção de cidadania.

Fernando Rossetti Canal Futura

O Secretário Executivo do PRONASCI, Ronaldo Teixeira, fechou o painel apresentando as ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania em todo o Brasil. O programa chama toda a sociedade para participar da construção da política de Segurança Pública, através dos Territórios de Paz. Ele complementa, “é possível resolver as questões da insegurança, violência e drogadição com mais ações sociais na educação e saúde”

Ronaldo Teixeira, PRONASCI
O Congresso continua amanhã, a partir das 9hs, com a segunda conferência e painel de tratamento. A tarde, a partir das 14hs, terão início as oficinas temáticas e às 18h30min a apresentação do Case Mundial Bogotá/Colômbia.
CUFA RS
Fotos: Náthaly Weber
Nenhum comentário:
Postar um comentário